terça-feira, 29 de maio de 2012

Carteira de Advogado - Uma grande conquista!

Amanhã, 30 de maio de 2012, prestarei meu compromisso na Ordem dos Advogados do Brasil, última formalidade para receber a minha carteira profissional de advogado! O sentimento é de muito orgulho de mim mesmo, afinal a conquista é fruto de muito esforço, muito estudo, persistência e dedicação. Mas não posso ser egoísta e tenho o dever de reconhecer a ajuda de Deus e a contribuição de tantas pessoas. A eles, portanto, agradeço.
A carteira profissional de advogado, conquista que será materializada amanhã, representa o primeiro grande passo após os 5 anos de graduação, afinal a busca por mais conhecimento é infinita e outros desafios já estão a caminho. Mas é muito bom "congelar", por alguns momentos, este processo constante de evolução e olhar para trás para saborear a dimensão desta conquista, sem aquela velha mania que temos de diminuir e, até mesmo, menosprezar os nossos feitos. É momento de celebrar, compartilhar e, como disse a pouco, agradecer:

A Deus, pela infinitude da sua benevolência frente à finitude da minha fé, por vezes abalada e incitando a desistência. Ele não me deixou desistir!

A minha mamãe, meu papai e irmãs, família completa e referencial da minha existência. Reforço um obrigado em brado àqueles que me geraram e, de lá para cá, cuidam de cada passo que dou, exigindo apenas a minha felicidade. João e Beatriz os seus nomes.

A minha Cris, esposa amada e para a qual já nasci predestinado. Sua delicadeza, contornada por tanta beleza, nunca a impediu de se agigantar ao defender nosso seio familiar e cujo auxilio nesta caminhada me faz pensar quem realmente merece o diploma que está por vir.

Aos meus filhos João Cleber e Hugo, que traduzem o verdadeiro sentido de riqueza. Completam a minha vida, dão ao mundo ares de esperança e com seus sorrisos abrandam qualquer angústica, diluem qualquer dúvida.

Aos amigos e, em especial, ao Gilberto, Jorge, Renato e Ricardo, companheiros de jornada acadêmica, de estudos regados com bom humor e motivação mútua.

A Deus, mais uma vez, e sempre!!

sexta-feira, 18 de maio de 2012

A FORÇA DA JUVENTUDE NA POLÍTICA!

Pinhais conta com uma população jovem e cada vez mais consciente do seu papel na sociedade. Além da capacidade de absorver grande quantidade de informações, os jovens são entusiastas com relação ao futuro e, não se engane, se preocupam bastante com a condução política do seu País, seu Estado e seu Município.

É comum em ano eleitoral os maus candidatos de plantão tentando seduzir o público jovem para conquistar votos, mas sem nenhuma identificação ou preocupação genuína com os reais anseios e necessidades desta galera.

Pior, esses maus políticos acham que "falando a mesma língua" da turma, mesmo que o discurso seja vazio, é suficiente para convencê-los. Isto é subestimar a fatia da sociedade que, talvez, tenha mais consciência política do que muitos outros, mais velhos e considerados mais experientes. Os jovens de hoje não são chamados de geração "Y" à toa. São ágeis, entre outras coisas, em identificar falsidade, desonestidade, despreparo e não se deixam enganar facilmente.

Fica o apelo e a torcida para que, em ano eleitoral, no qual iremos eleger os novos representantes da política do nosso Município, a consciência e inteligência jovem prevaleça sobre o "papo-cabeça" e nada honesto daqueles candidatos despreparados, sem projetos e mal intencionados.

No dia 07 de outubro vote, para Vereador, Cleber Melo 12.121!

Abraços e vamos em frente!

terça-feira, 15 de maio de 2012

PDT - ELEIÇÃO DO NOVO DIRETÓRIO MUNICIPAL

Ontem aconteceu a 1ª reunião do PDT de Pinhais na sua sede própria. O evento trouxe novidades sobre o próximo pleito eleitoral e, também, o anúncio da votação, no próximo domingo dia 20/05, para eleição do diretório municipal.
Até hoje a composição da executiva é provisória, o que limita a autonomia do partido no nosso Município. Com a eleição do diretório a página vira e teremos, com certeza, mais realizações e fortalecimento do PDT em Pinhais.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

PINHAIS - ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2012! - 17 VEREADORES??

Na esteira do que aconteceu em várias cidades do país, Pinhais não escapou de aumentar o custo, que sai do bolso dos eleitores, com a sua Câmara Municipal, elevando de 11 para 17 o nº de Vereadores. Somos um Município com aproximadamente 113 mil habitantes e a menor extensão geográfica do Paraná (60,92 Km²) e, apesar do número máximo de 17 Vereadores, permitido na Constituição Federal, definitivamente não precisaríamos arcar com tantos cargos, ainda mais se for levada em consideração a pouca ou inexistente eficiência da maioria dos atuais 11 representantes.

Vivemos sentindo o ônus e o bônus da Democracia. A decisão, tomada pelos Vereadores, de aumentar para 17 cadeiras é legal (apesar de imoral) e, independente do número de vagas, estas sempre serão ocupadas por aqueles que a população eleger. É bem verdade que o orçamento da Câmara de Vereadores não é fixado pelo número de cadeiras, visto que há o repasse de 6% das receitas tributárias da Prefeitura, garantido constitucionalmente. Há quem defenda que, via de regra, o aumento ou diminuição não altera o orçamento, mas altera sim já que, o que não for gasto com salários e as demais sobras orçamentárias da Câmara devem ser devolvidas à Prefeitura, que direciona esta sobra orçamentária para atender demandas do Município.

Deixo claro que a minha crítica não está fixada apenas no número de Vereadores, afinal, ter a quantidade máxima de representantes no legislativo, permitida constitucionalmente, até ajuda combater a chamada "elitização representativa". Prefiro ter em meu Município 17 vereadores produtivos, engajados em fiscalizar a Prefeitura e em criar leis que atendam a população, do que 11, 10 ou menos sem qualquer comprometimento com a função, inertes ou, pior, corruptos. Ou seja, a preocupação maior é ter sempre os melhores vereadores. É bem verdade que não há receita pronta para identificar o melhor candidato, mas alguns ingredientes desta "receita" todo mundo conhece:

Ingredientes ruins: 1) pré-candidato que coloca adesivo "amigos do fulano..." no seu e em outros carros, cometendo o crime de campanha antecipada; 2) candidato que compra voto oferecendo dádiva/benefício pessoais ao eleitor; 3) candidato que oferece cargos públicos, prometendo emprego em troca de apoio e votos; 4) candidato à reeleição que já provou o quanto é corrupto e ineficiente no atual mandato, rindo da cara de quem, a ele, confiou seu voto.

Bons ingredientes: 1) candidatos que respeitam a lei eleitoral, fazendo suas campanhas no limite do que é permitido pela lei; 2) candidatos que se preparam para o exercício do cargo, buscando conhecer a estrutura do Poder Público onde irão atuar, as quais as funções, deveres e prerrogativas do cargo que pretendem exercer e que, principalmente, conheçam o Município, seus problemas e necessidades; 3) candidato a reeleição que, no mandato anterior, mostrou serviço à população, não roubou nem aceitou participar de corrupção.

A renovação dos representantes políticos pode até não garantir, por sí só, a melhoria na eficiência do mandato e a diminuição da corrupção, mas não podemos negar que voto consciente e a fiscalização dos eleitores contribuem muito para termos representantes melhores, voltados a trabalhar para o bem da sociedade. Se os eleitos irão honrar o voto trabalhando pelo povo, tal condição dependerá do voto consciente de cada eleitor, escolhendo os candidatos mais preparados e honestos, de fato, além de fiscalizá-los durante o mandato.

Após a decisão de ser candidato a Vereador em Pinhais, em 2007, durante 5 anos busquei o preparo técnico e o conhecimento necessários para ser um representante da população na Câmara Municipal. Pesquisei e estudei a fundo o Direito Municipal, a estrutura da Prefeitura e da Câmara, bem como as prerrogativas, os deveres, as responsabilidades, enfim, o papel de um Vereador no exercício da sua função.
Além disso busquei entender o nosso Município, quais as nossas necessidades mais latentes e em quais delas eu poderia contribuir como Vereador. As bandeiras e frentes de trabalho que levantei estão em outra postagem neste blog: "Projetos e Frentes de Trabalho", onde relaciono os meus projetos e, também, aqueles que a coligação do Prefeito Luizão defende para o próximo mandato.

Contudo, o fator mais importante para a decisão de ser candidato e que me deu tranquilidade para pedir a confiança do voto, foi a reflexão que fiz sobre mim mesmo como cidadão, chegando a conclusão que sempre pratiquei os valores morais ensinados pelos meus pais, como a honestidade, a boa educação, a transparência nas interações com a sociedade e o amor à família..

Tenho a certeza de estar habilitado para ser seu representante na Câmara de Vereadores de Pinhais e, por isso, peço o seu voto!

No dia 07 de outubro vote, para Vereador: Cleber Melo 12.121

Abraços e vamos em frente!

Câmara Municipal de Pinhais - Inércia e falta de organização

Na postagem anterior fiz menção à boa administração do Prefeito Luizão, como sendo a melhor, na minha opinião, de todas que a cidade teve a partir da sua emancipação. Disse também que isto não se deve, necessariamente, à participação ativa da Câmara de Vereadores e agora justifico a minha posição.

A Câmara de Vereadores representa o Poder Legislativo Municipal, sendo a Casa que tem duas principais atribuições: (i) a fiscalizadora, que consiste no controle externo dos atos da Prefeitura, impedindo-lhes os abusos e a prática de atos de corrupção e (ii) atribuição legislativa, típica do Poder Legislativo, que consiste na elaboração de emendas à Lei Orgânica Municipal, leis complementares, leis ordinárias, decretos legislativos e resoluções sobre todas as matérias de competência do Município.

Quando verifico o histórico de desempenho de cada Vereador de Pinhais (os que compõem a atual Câmara Municipal), é difícil encontrar registros de verdadeira atuação legislativa, seja na atribuição de fiscalização, seja na de criar leis que atendam as necessidades do nosso Município. Raros são os Vereadores da nossa atual Câmara Municipal que têm o que apresentar de efetivo à população. Basta, para constatar o que afirmo, visitar o site http://cmp.pr.gov.br/materias/index.php?vid=1&tema=q. Sendo o site da Câmara a principal ferramenta de divulgação das atividades legislativas, ou há uma desorganização e falta de interesse em divulgar os trabalhos, ou não há, realmente, nada a apresentar.

Ou seja, o Município de Pinhais tem sorte de ter um Prefeito que, a despeito dos seus objetivos pessoais na política, é voltado a desenvolver a cidade de Pinhais. Mas o trabalho poderia ser melhor ainda, se o Prefeito contasse com uma Câmara de Vereadores mais ativa, organizada, honesta (com ou sem oposição), que o auxiliasse na identificação dos melhores projetos, das melhores e mais prioritárias soluções para a população.

Pinhais já tem uma boa Prefeitura e que pode ser ainda melhor. O que a cidade precisa agora é de Vereadores competentes, honestos e interessados em apresentar soluções às necessidades do Município, dedicados em tempo integral à função que lhes foi confiada pelo eleitor. O candidato precisa entender que, ser Vereador é ter o dom de cuidar do jardim de todos. Basta de candidatos que, por má-fé ou manipulação das "raposas políticas" pleiteiam cargo para facilitar interesses escusos. A população está cada vez mais consciente disto e precisa escolher bem a quem confiar seus interesses nos próximos 4 anos.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Pinhais - De cidade-dormitório a referência no Paraná!

Sou cidadão de Pinhais desde a década de 80. Após a emancipação em 1992, durante anos ouvi que esta era apenas uma "cidade-dormitório", ou seja, uma cidade onde a grande maioria dos seus habitantes apenas morava e, para trabalhar, se deslocava para Curitiba, retornado ao final de todos os dias à Pinhais, apenas para "dormir".

De fato, no início de sua emancipação a nossa cidade tinha o desafio que qualquer cidade nova tem: o de desenvolver-se. Com isso, durante algum tempo o título de cidade-dormitório prevaleceu, mas só por um tempo. A cidade cresceu, tornou-se forte economicamente, atraiu novos moradores, empresas, enfim, desenvolveu-se a ponto de ganhar a atenção de todos, "entrando no mapa" do Paraná.

Motivo de orgulho? Claro que sim, principalmente porque este crescimento se deve à força da povo de Pinhais, apesar das administrações, na grande maioria desastrosas, dos Prefeitos e Vereadores que tivemos. Há que se reconhecer que o nosso Município foi maltratado, politicamente falando, ao longo de sua história, com Prefeitos e Vereadores, ora despreparados, ora mal intecionados, ora ambos! Mesmo assim, conseguimos alavancar Pinhais no cenário estadual à uma posição de destaque.

Parte deste destaque se deve, é bem verdade, a atual administração do Prefeito Luizão. Ao meu ver o Prefeito mais bem intencionado e preparado que já tivemos, com uma gestão pública voltada, verdadeiramente, à coisa pública. São nítidos os avanços no campo social e econômico, na infra-estrutura da cidade, na saúde, segurança e educação. É claro que sempre haverá espaço para a crítica, afinal é nosso dever cobrar, cada vez mais, maior eficiência na redistribuição do que é arrecadado em impostos e tributos, mas isto não impede de reconhecer quem, com vontade política, tem justificado o cargo conquistado.

Deixo claro que o elogio se limita ao Poder Executivo, ou seja, à Prefeitura, seus órgãos e autarquias em geral. Não posso estendê-lo, por exemplo, à Câmara de Vereadores que, infelizmente, não reflete a mesma eficiência da Prefeitura. E não adianta dizer que, se o Prefeito promoveu várias obras, foi porque teve a participação ativa da Câmara Municipal, pois não é verdade....mas isto é assunto para uma nova postagem.