quarta-feira, 9 de maio de 2012

Câmara Municipal de Pinhais - Inércia e falta de organização

Na postagem anterior fiz menção à boa administração do Prefeito Luizão, como sendo a melhor, na minha opinião, de todas que a cidade teve a partir da sua emancipação. Disse também que isto não se deve, necessariamente, à participação ativa da Câmara de Vereadores e agora justifico a minha posição.

A Câmara de Vereadores representa o Poder Legislativo Municipal, sendo a Casa que tem duas principais atribuições: (i) a fiscalizadora, que consiste no controle externo dos atos da Prefeitura, impedindo-lhes os abusos e a prática de atos de corrupção e (ii) atribuição legislativa, típica do Poder Legislativo, que consiste na elaboração de emendas à Lei Orgânica Municipal, leis complementares, leis ordinárias, decretos legislativos e resoluções sobre todas as matérias de competência do Município.

Quando verifico o histórico de desempenho de cada Vereador de Pinhais (os que compõem a atual Câmara Municipal), é difícil encontrar registros de verdadeira atuação legislativa, seja na atribuição de fiscalização, seja na de criar leis que atendam as necessidades do nosso Município. Raros são os Vereadores da nossa atual Câmara Municipal que têm o que apresentar de efetivo à população. Basta, para constatar o que afirmo, visitar o site http://cmp.pr.gov.br/materias/index.php?vid=1&tema=q. Sendo o site da Câmara a principal ferramenta de divulgação das atividades legislativas, ou há uma desorganização e falta de interesse em divulgar os trabalhos, ou não há, realmente, nada a apresentar.

Ou seja, o Município de Pinhais tem sorte de ter um Prefeito que, a despeito dos seus objetivos pessoais na política, é voltado a desenvolver a cidade de Pinhais. Mas o trabalho poderia ser melhor ainda, se o Prefeito contasse com uma Câmara de Vereadores mais ativa, organizada, honesta (com ou sem oposição), que o auxiliasse na identificação dos melhores projetos, das melhores e mais prioritárias soluções para a população.

Pinhais já tem uma boa Prefeitura e que pode ser ainda melhor. O que a cidade precisa agora é de Vereadores competentes, honestos e interessados em apresentar soluções às necessidades do Município, dedicados em tempo integral à função que lhes foi confiada pelo eleitor. O candidato precisa entender que, ser Vereador é ter o dom de cuidar do jardim de todos. Basta de candidatos que, por má-fé ou manipulação das "raposas políticas" pleiteiam cargo para facilitar interesses escusos. A população está cada vez mais consciente disto e precisa escolher bem a quem confiar seus interesses nos próximos 4 anos.

2 comentários:

  1. Concordo com seu ponto de vista Cleber, e acrescento que os atuais vereadores irão se aproveitar do bom desempenho do executivo pra se reelegerem, pois pelo que tenho observado de longe, a população pinhaiense precisa ser mobilizada a acompanhar com mais frequencia os trabalhos da Camâra, e não somente em períodos de campanha.
    Ronei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Ronei! Você tem toda razão, afinal é mais fácil parecer eficiente com o desempenho alheio. Os eleitores de Pinhais, tenho certeza, levarão em consideração a real contribuição que cada vereador, candidato à reeleição. Se não trabalhou, não propôs, não legislou, enfim, não atuou como Vereador, não merece permanecer como tal. Forte abraço e obrigado pela interação!

      Excluir