quinta-feira, 3 de maio de 2012

Pinhais - De cidade-dormitório a referência no Paraná!

Sou cidadão de Pinhais desde a década de 80. Após a emancipação em 1992, durante anos ouvi que esta era apenas uma "cidade-dormitório", ou seja, uma cidade onde a grande maioria dos seus habitantes apenas morava e, para trabalhar, se deslocava para Curitiba, retornado ao final de todos os dias à Pinhais, apenas para "dormir".

De fato, no início de sua emancipação a nossa cidade tinha o desafio que qualquer cidade nova tem: o de desenvolver-se. Com isso, durante algum tempo o título de cidade-dormitório prevaleceu, mas só por um tempo. A cidade cresceu, tornou-se forte economicamente, atraiu novos moradores, empresas, enfim, desenvolveu-se a ponto de ganhar a atenção de todos, "entrando no mapa" do Paraná.

Motivo de orgulho? Claro que sim, principalmente porque este crescimento se deve à força da povo de Pinhais, apesar das administrações, na grande maioria desastrosas, dos Prefeitos e Vereadores que tivemos. Há que se reconhecer que o nosso Município foi maltratado, politicamente falando, ao longo de sua história, com Prefeitos e Vereadores, ora despreparados, ora mal intecionados, ora ambos! Mesmo assim, conseguimos alavancar Pinhais no cenário estadual à uma posição de destaque.

Parte deste destaque se deve, é bem verdade, a atual administração do Prefeito Luizão. Ao meu ver o Prefeito mais bem intencionado e preparado que já tivemos, com uma gestão pública voltada, verdadeiramente, à coisa pública. São nítidos os avanços no campo social e econômico, na infra-estrutura da cidade, na saúde, segurança e educação. É claro que sempre haverá espaço para a crítica, afinal é nosso dever cobrar, cada vez mais, maior eficiência na redistribuição do que é arrecadado em impostos e tributos, mas isto não impede de reconhecer quem, com vontade política, tem justificado o cargo conquistado.

Deixo claro que o elogio se limita ao Poder Executivo, ou seja, à Prefeitura, seus órgãos e autarquias em geral. Não posso estendê-lo, por exemplo, à Câmara de Vereadores que, infelizmente, não reflete a mesma eficiência da Prefeitura. E não adianta dizer que, se o Prefeito promoveu várias obras, foi porque teve a participação ativa da Câmara Municipal, pois não é verdade....mas isto é assunto para uma nova postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário