domingo, 29 de julho de 2012

ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2012 - O DESAFIO DE UMA CANDIDATURA

Boa tarde eleitor de Pinhais!
                                            
Desde 06/07/2012 estamos em plena campanha eleitoral, período usado para a população definir quais serão nossos próximos representantes na Prefeitura e na Câmara Municipal, nas votações de 07 de outubro. Sou candidato a Vereador pela 1ª vez, decisão tomada após 4 anos de muitas reflexões e da busca pelo preparo técnico e psicológico, necessários tanto no período eleitoral, quanto no exercício da vereança. Acredito que a escolha de um candidato é feita através de vários aspectos, incluídos aí a capacidade, conhecimento e preparo para exercer o cargo que pretende ocupar, bem como os valores morais e éticos que o candidato possui. Portanto, me apresento a vocês:

Sou paranaense natural de Altônia, tenho 38 anos, casado há 18, dois filhos, formado em Direito, profissional de carreira na área comercial e de relacionamento. Resido em Pinhais desde 1982, ano em que meus pais escolheram esta cidade para morar e criar a família. Sou o 2º de 4 irmãos, filho de pai sapateiro e mãe professora, pessoas maravilhosas, com profissões valorosas e cujos esforços permitiram a nossa criação na simplicidade, é verdade, mas com riqueza de valores governantes como honestidade, lealdade, transparência, ética, além de princípios cristãos.

A minha carreira profissional iniciou-se aos 12 anos de idade e, de lá para cá, sempre atuei em grandes empresas na área comercial e de relacionamento. O despertar político veio com a faculdade de direito, que aflorou o senso crítico, a indignação com a corrupção e desigualdade social, surgindo o desejo de me tornar instrumento de mudança, não só na minha vida privada, mas atuando, também, como representante da população e defensor dos interesses coletivos. Com isso passei os útlimos 4 anos estudando a fundo todo o complexo municipal, a estrutura e as funções dos Poderes Públicos, o papel do Executivo e do Legislativo Municipal, as obrigações, prerrogativas e objetivos de um Vereador, como deve atuar na sua função para atingir o interesse público, criando leis que beneficiem a população e fiscalizando o direcionamento que a Prefeitura dá aos impostos arrecadados.
Desta jornada acadêmica compilei parte do conhecimento adquirido em uma monografia intitulada A Câmara de Vereadores e o Controle da Execução Orçamentária, cuja defesa oral em banca e conteúdo escrito receberam nota máxima e votos de louvor com indicação para publicação, tornando-se referência acadêmica para consultas e estudos. Foi esta plataforma de estudos que permititram a concepção de alguns projetos que hoje defendo como candidado e que detalharei em outra publicação.

Herdei dos meus pais os valores de bom cidadão e sempre procurei praticar estes valores na criação dos meus filhos, no relacionamento com minha família, com meus amigos e quaisquer pessoas com as quais convivo ou convivi, em algum momento. É com esta certeza que aceitei o desafio de sair do anonimato para uma campanha eleitoral, enfrentando o ceticismo de muitos eleitores tendentes a associar todo e qualquer candidato ao grupo de corruptos de plantão. Esta minha convicção vem da certeza de ser reconhecido como cidadão de bem perante todos que me conhecem, muito ou pouco, legado de toda uma vida de boas práticas, errando algumas vezes, é bem verdade, mas sempre com o objetivo de acertar. Os erros aos quais me refiro, são aqueles que todo ser humano pode cometer em qualquer processo de aprendizado, mas que não dizem respeito à desonestidade e à maldade.

Ser candidato a um cargo eletivo no Brasil torna-se um grande desafio na medida em que o nosso contexto político não é favorável, tendo em vista todo o histórico de roubalheira, falcatruas, corrupção e dilapidação do erário público, prática corriqueira de alguns maus representantes. Estes maus exemplos denigrem toda a classe política perante a sociedade "vendendo" a idéia de que a corrupção no Brasil não tem fim, o que é uma grande mentira. A história já provou várias vezes que a sociedade rompeu com padrões estabelecidos, basta lembrar do período ditatorial que nosso país viveu. Ou seja, a opressão que parecia não ter fim, cessou quando todos se mobilizaram para derrubar um governo opressor e implantar a democracia. Outro exemplo foi o grande período de recessão econômica vivido no Brasil, com altíssimos índices de inflação, preços estratosféricos e uma insegurança generalizada que também não parecia ter fim. Em determinado momento nosso país conseguiu livrar-se do fantasma da instabilidade econômica.

Pinhais, por sua vez, vive seu melhor momento desde a sua emancipação, com um Prefeito engajado na melhoria contínua do nosso Município. O Prefeito Luizão já provou que é capaz, pois colocou em andamento 12 dos 13 projetos apresentados em 2008, o que demonstra, sem qualquer dúvida, seu interesse pelo bem da nossa cidade e da nossa população. O que o Prefeito Luizão precisa é de uma Câmara Municipal mais capacitada, com Vereadores mais cientes de suas obrigações, mais preparados tecnicamente e, principalmente, conscientes de que não há espaço para corrupção, negociatas, proprina aqui e ali. Há sim, espaço para muito trabalho, fiscalização e contribuição para que a Prefeitura sempre faça o melhor para a nossa cidade!

Realizar o Estado de Direito é uma luta idealista e, por vezes, ingrata, mas necessária para disseminar a boa-fé na sociedade e mostrar que política pode sim, ser associada com probidade e interesse público!

É com esta convicção que peço o seu voto! No dia 07 de outubro de 2012 vote 12121- Cleber Melo para Vereador!
Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário