quarta-feira, 22 de agosto de 2012

A INCONGRUÊNCIA ENTRE O DISCURSO DE CAMPANHA E PROJETOS APRESENTADOS, COM A DISPONIBILIDADE ORÇAMENTÁRIA

É muito comum em toda campanha eleitoral candidatos apresentando projetos fundamentados no "mundo do faz-de-conta". A sociedade organizada tem, cada vez mais, exigido dos candidatos a chamada carta compromisso, através da qual estes assumem a responsabilidade de priorizar a resolução de demandas em setores segmentados da sociedade, direcionando verbas e todos os esforços do pleito para atender, também, as necessidades de cada grupo.

É o exemplo da associação dos ciclistas, exigindo dos candidatos maiores investimentos na mobilidade urbana (construção de ciclovias) e programas de incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte limpo. Também é o caso dos grupos representantes das crianças e dos adolescentes que, por meio da carta compromisso, relaciona todas as atuais necessidades de investimentos para a realização de proteção integral deste público, pedindo a adesão de cada candidato à causa. Isto vale para os grupos defensores do meio-ambiente, da saúde, segurança, da classe estudantil etc.Desta forma o candidato se compromete em priorizar no seu mandato tais demandas.
Até aí, louvável todas as cartas compromisso assinadas, mas é necessário alertar que estas assinaturas podem servir apenas de marketing de campanha, sendo abandonadas tão logo o mandato se inicie. É importante que a sociedade cobre o que foi assumido publicamente. Quanto maior for a organização e a cobrança, maiores as chances de atendimento aos seus pedidos.

Nas eleições municipais, uma maneira de analisar a real qualidade de um candidato é atentar-se às promessas e projetos feitos durante sua campanha, para identificar se foram criados apenas com base na expectativa dos eleitores, sem respeitar a capacidade do orçamento municipal. Afinal, a realização de todo e qualquer projeto implica investimentos, advindos de verba orçamentária. Se não houver tal disponibilidade, fica o projeto resumido à retórica de campanha.

Abs

Cleber Melo - 12.121

2 comentários:

  1. Minha mãe costumava dizer que se conhece o verdadeiro caráter de um homem pela maneira que ele se relaciona com as pessoas. Essa regra de ouro nunca se desmentiu. Um homem pode fingir bom caráter e solidariedade, mas se trai facilmente no trato com as pessoas mais Simples. Na política isso se percebe em ano eleitoral. Muitos saem pregando bandeiras para os menos favorecidos beijam crianças e abraçam pessoas carentes com desenvoltura. Encerrado o pleito, extingue-se tamanha compaixão.
    O cidadão de Pinhais se orgulha dessa cidade, por isso quer gente honesta e trabalhadora com caráter mas acima de tudo honesto, honesto com os valores da família e honesto com os valores da sociedade, uma pessoa integra que saiba gerir o patrimônio publico não mais um sanguessuga da maquina publica. As pessoas querem coerência, responsabilidade e comprometimento. A verdade é que é o não adianta ser só mais um amigão do povo, tem que estar preparado para gerir uma nova sociedade uma sociedade que quer crescer e quer ser a cara de um novo país. Por isso apoio Cleber Melo de Jesus, um homem preparado para um novo Brasil, uma nova Pinhais uma Pinhais que quer crescer e não ser só mais uma cidade no mapa, mas a cidade a cidade forte e pioneira. Por todos por uma Pinhais melhor vote Cleber Melo de Jesus 12121, a cara de uma nova Pinhais a cara do futuro.

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  2. Muito obrigado pelas palavras Valter!! É com este apoio que espero integrar a Câmara Municipal e, principalmente, corresponder à expectativa da população com trabalho, fiscalização com isenção e probidade administrativa.

    Forte abraço e vamos em frente!!

    Cleber Melo -12.121

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