sexta-feira, 17 de agosto de 2012

TODA ESCOLA PÚBLICA PODE SER UMA BOA ESCOLA!

Ontem, durante vôo de retorno de São Paulo, onde fui a trabalho, pude fazer duas leituras importantes: uma sobre a educação no Brasil (reportagem com Viviane Senna - Presidente do Instituto Airton Senna)  e  outra sobre os programas nacionais que o Ministério da Educação disponibiliza aos Estados e Municípios brasileiros.
Quero compartilhar algumas informações, pois elas mostram que o nosso país, apesar de todas as dificuldades, está voltado a um projeto de longo prazo, consistente, sério e dedicado a melhorar a nossa educação. Isto atinge diretamente o nosso Município de Pinhais, que já participa de alguns programas e tem espaço para usufruir de outros incentivos, desde que se organize melhor e apresente projetos dentro dos critérios exigidos pelo Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Da entrevista concedida pela Sra Vivane Senna, irmã do saudoso herói nacional Airton Senna e Presidente do Instituto que leva o mesmo nome, à repórter Natália Pesciotta (Revista Almanaque Brasil), destaco o seguinte trecho: " Fizemos uma análise estratégica de todos os problemas que o Brasil tem e chegamos à conclusão de que a educação pode não resolver todos, mas nenhum deles se resolve sem educação. Ela é um fator estratégico de desenvolvimento econômico, social, político, ambiental. Não é condição suficiente, mas é precondição para resolver cada um dos nosso problemas." Uma leitura absolutamente coerente e racional sobre a importância de se ter um país de cidadãos cada vez mais instruídos, cientes da busca pelo conhecimento como trampolim para o desenvolvimento social de forma completa. O instituto Airton Senna atua como centro de produção de conhecimento, trabalhando com o sistema público de educação em mais de 1.300 cidades, um quinto das cidades brasileiras. Uma megaoperação em todos os estados, em todas as regiões. Para ler a entrevista na íntegra, acesse www.almanaquebrasil.com.br !

Em outra leitura pude revisitar alguns programas nacionais que já conhecia, voltados à educação, como o Caminho da Escola, que oferece recursos para a aquisição de ônibus, micro-ônibus, barcos e bicicletas para ajudar os alunos no trajeto casa-escola-casa, diminuindo a evasão escolar. Por meio deste programa os estdos e municípios podem obter recursos, repassados diretamente ou por financiamento do BNDES.
Além deste, conheci o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) , por meio do qual o Ministério da Educação fornece gratuitamente às escolas públicas obras de literatura e pesquisa, revistas e periódicos, permitindo que todas tenham bibliotecas para seus alunos.

O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) vai mais longe, oferecendo o Proinfo, programa que estimula o uso pedagócio da informática, levando às escolas equipamentos, conteúdos educacionais digitais e formação continuada para professores e gestores. Só este ano serão entregues 600 mil tablets para professores do ensino médio, para facilitar o acesso ao Portal do Professor, ao portal Domínio Público, além de outros ambientes do conhecimento.

Você sabia que toda escola pública pode ter quadras poliesportivas construídas ou melhoradas? Basta que o Município, por exemplo, apresente propostas de financiamento, com cada escola declarando no senso escolar se possui ou não quadras poliesportivas. Até 2014 a meta é construir mais de 6 mil quadras cobertas e realizar a melhoria e cobertura de outras 4 mil.
Estes e outros programas, com o Mais Educação, que promove a educação em tempo integral, são suportados pelo Ministério da Educação e oferecem aos Estados e Municípios condições de avançar na qualidade da educação dos seus alunos.

Ter uma Prefeitura organizada e uma Câmara Municipal com Vereadores que auxiliem, cobrem, fiscalizem e trabalhem em prol da sociedade, é o meu desejo como candidato a Vereador. Esta é, também, uma bandeira que quero carregar na Câmara Municipal e na vida pública! No dia 07 de outubro vote, para Vereador, Cleber Melo - 12.121.

Abraço e vamos em frente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário