segunda-feira, 8 de outubro de 2012

149 VOTOS SEM AMARRAS!!! TÃO SOMENTE LIGADOS PELO MESMO IDEAL!

Administrar alguma frustração logo após o resultado de uma campanha eleitoral, aquém das expectativas, é absolutamente normal mas, estou muito feliz com o resultado da minha campanha. Conquistei 149 votos partindo do total anonimato político, sem recursos nem acordos estratégicos. Um grande teste!

Alcançamos com o PDT o nosso objetivo partidário, ou seja, colocar dois vereadores na Câmara para defender e trabalhar pelos ideiais do nosso partido: promover o bem comum! É  desejo de todos os outros valorosos candidatos do PDT que a Cecília Padovan e Marcinho justifiquem suas eleições e façam dos seus os melhores mandatos da Câmara Municipal.

A minha campanha, movida por ideais de democracia, de proposta de trabalho sério, de vocação para servir a população, preparo e dedicação encontrou 148 eleitores que se identificaram com estas bandeiras. Portanto, como em todo processo de construção, o primeiro, grande e mais difícil  passo foi dado, agora é necessário buscar mais e mais apoio de eleitores conscientes, estabelecer um trabalho de base, acompanhar e fiscalizar ativamente o Executivo e Legislativo Municipal, ou seja, viver mais a nossa cidade.

Repito: não cansarei enquanto não estiver atuando em benefício do nosso Município! O futuro é logo ali! O meu mais sincero agradecimento aos 148 eleitores que confiaram seus votos no 12.121. Contem com este cidadão obstinado por uma Pinhais a cada dia melhor!

Por enquanto, vamos festejar a continuidade do bom trabalho. Estamos em ótimas mãos com o nosso Prefeito Luizão Goulart e nossa Vice-Prefeita Marli Paulino!

Forte abraço e vamos em frente!!!

Cleber Melo

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

PINHAIS - ELEIÇÕES MUNICIPAIS: MUITO PRAZER MINHA CIDADE! SOU O CLEBER MELO!

Bom dia eleitor de Pinhais!

Caro eleitor, este é um momento que geralmente desperta dúvida sobre o seu voto para Vereador. Entendo que o eleitor mais atento não gosta de escolher seu candidato apenas por uma imagem de panfleto, ao contrário,  quer votar em alguém que represente proximidade, alguém que se possa contar e acreditar, não somente durante a campanha, mas principalmente depois. Alguém que possa ser companheiro da população e esteja preparado para defender as necessidades do Município, em cada bairro, em cada rua.

Sou o Cleber Melo, candidato a Vereador em Pinhais com o nº 12.121. Morador há mais de 32 anos entre as regiões do Jardim Weissópolis, Vargem Grande e Estância Pinhais. Meu sogro, o Sr. Arnaldo Cândido da Silva, é um dos primeiros moradores da Avenida Iraí e foi comerciante durantes anos, proprietário da Loja Iraí.

Durante toda a minha vida profissional busquei o conhecimento e o preparo em gestão administrativa sempre atuando em grandes empresas, defendendo os interesses e o patrimônio dos meus clientes e tenho vocação para servir à população. As minhas raízes sempre foram e serão em Pinhais!

Sou formado em Direito, advogado e tenho grandes projetos para o nosso Município, que estão divulgados neste blog. Projetos viáveis e fundamentados no orçamento municipal e que, acima de tudo, vão ao encontro das necessidades da nossa cidade e não subestimam a inteligência dos nossos eleitores.
Estaremos juntos e melhores nos próximos 4 anos! Confie o seu voto no nº 12.121! Confie o seu voto em Cleber Melo, para vereador!

Até o dia 07 de outubro!!

Abraços e vamos em frente!

Cleber Melo - 12.121

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2012 - O VOTO DECIDIDO NO CHÃO

Bom dia!!

Desculpa de eleitor preguiçoso: "Não presto atenção em candidatos a vereador porque são muitos, todos iguais e não irão mudar nada nesta política suja. No dia da eleição eu vejo em qual irei votar perguntando pra alguém ou pegando um dos milhares santinhos jogados no chão".

Como toda e qualquer decisão que tomamos na vida, o ato de votar também gera efeitos e consequências que sempre ratratarão a ação que tivemos e não adianta reclamar depois. Já escrevi anteriormente que votar somente pela amizade gera tolerância, o que não é bom em se tratando de uma função que não permite margem de tolerância. O que dizer então do voto vindo do chão???

Confiar o nosso voto a um candidato é sempre uma aposta, pois o que o candidato cria é uma expectativa de realizações, de postura, de eficiência, de cumprimento das suas propostas. Porém, quando escolhemos com mais cuidado, a nossa margem de erro nesta aposta diminui. Confiar a ferramenta mais importante que temos (o nosso voto) ao sabor do vento e da sorte é se arriscar demais, pois as chances de acertar na escolha do candidato são menores que num jogo de loteria.

Deixemos para colher do chão aquilo que a natureza sábia e divinamente nos oferece: alimento e água!

Abraços e vamos em frente!

Para vereador, Cleber Melo 12.121!

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

LECIONAR COM DIGNIDADE - IMPLANTAÇÃO DO CARTÃO ALIMENTAÇÃO PARA OS SERVIDORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

O Programa de Alimentação do Trabalhador - PAT foi instituído pela Lei nº 6.321, de 14 de abril de 1976 e regulamentado pelo Decreto nº 5, de 14 de janeiro de 1991, que priorizam o atendimento aos trabalhadores de baixa renda, isto é, aqueles que ganham até cinco salários mínimos mensais. Este Programa, estruturado na parceria entre Governo, empresa e trabalhador, tem como unidade gestora a Secretaria de Inspeção do Trabalho / Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho.

Os servidores de Pinhais, mais especificamente aqueles que se reportam à Secretaria de Educação, ainda não têm na composição de suas remunerações a previsão do auxílio Refeição/Alimentação. Municípios como São José dos Pinhais, Colombo, Campo Magro e outros já implantaram o benefício alimentação, na forma de cartão, para os seus servidores municipais. Este benefício gera maior satisfação ao servidor, que trabalha mais feliz e mais motivado por saber que irá se alimentar adequadamente no dia-a-dia para ter a disposição necessária no desempenho das suas funções.

O Município, por outro lado, ganha com este investimento pois terá servidores mais fidelizados e mais produtivos, diminuem as faltas no trabalho e a cortesia no atendimento aos alunos e à população fica em alta. Ou seja, ganhamos todos, ganham os nossos alunos que terão professores e demais servidores motivados na arte de ensinar e preparar cidadãos para o mercado de trabalho e para a vida!

A implantação deste benefício também depende de provimento de verba orçamentária, o que exige estudos adequados para apresentação de um projeto bem fundamentado. Mas a implantação é totalmente viável, pois a Prefeitura não é onerada em encargos sociais sobre os valores que disponibiliza no cartão alimentação, e ainda pode usufruir de incentivos fiscais (dedução do imposto de renda devido).

Tenho experiência de 12 anos atuando no segmento de alimentação e refeição convênio e quero usar meu conhecimento para elaborar um projeto sólido de implantação do cartão alimentação para os servidores da Secretaria de Educação de Pinhais. Esta é mais uma bandeira que defendo e conto com o apoio dos eleitores para a concretização desta frente de trabalho.

No dia 07 de outubro de 2012 vote, para vereador, CLEBER MELO 12.121!

Abs e vamos em frente!

sábado, 1 de setembro de 2012

PINHAIS - ELEIÇÕES MUNICIPAIS. RETA FINAL OU INÍCIO, DE FATO, DA CAMPANHA?

Hoje, 1º de setembro, comemoro a oportunidade de estar finalmente em férias para me dedicar totalmente à campanha eleitoral.

Serão 36 dias intensos, na busca do contato com os eleitores para divulgação da minha candidatura e propostas de trabalho na Câmara Municipal. Já comentei anteriormente a grande exposição da imagem, vida particular e da família que um candidato se submete e isto não é fácil. Mas necessário se o objetivo for, realmente, mostrar aos eleitores quem você é, de fato, e se pode merecer a confiança do voto.

Já sou grato pela experiência vivida até o momento e estou mais orgulhosos ainda, de ser um cidadão de Pinhais. Uma cidade que se consolida, a cada dia, como referência na região metropolitana de Curitiba e no Paraná, com sua população cada vez mais consciente sobre a importância de colocar na Prefeitura e na Câmara Municipal representantes qualificados e preparados para muito trabalho.

Nestes últimos 36 dias é que a maioria dos votos são definidos, pois esta é uma característica da campanha proporcional. Portanto, apesar do período eleitoral ter iniciado no dia 06 de julho passado, os desafios começam, realmente, agora!

Vamos ao encontro dos eleitores mantendo a bandeira da "campanha limpa" sempre erguida!

No dia 07 de outubro vote, para vereador, Cleber Melo 12121!

Abraços e vamos em frente!

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2012 - VOTAR PELA AMIZADE? VERDADES E CONSEQUÊNCIAS

“Amigos, amigos....negócios à parte!”. Este velho e conhecido ditado sugere que amizade e negócios não se confundem. Mesmo não sendo uma verdade absoluta, também não há como negar que ele diz muito sobre as relações humanas. É difícil imaginar uma relação de amizade totalmente isenta de “dever moral” entre amigos, pois, ser amigo quase sempre se traduz em tolerância aos defeitos do outro, aos erros que possa cometer, às decepções que possa causar. E isto é até louvável, pois permite que a sociedade conviva em harmonia, já que qualquer um pode cometer erros e tem defeitos, posto que, inerentes à condição humana.
Porém, em alguns segmentos, concordemos, não há margem para tolerar certos erros ou defeitos, principalmente desvios de conduta que ofendam a moralidade, o caráter, a probidade, a honestidade...enfim, a ética. Afinal, sempre que nos relacionamos com alguém desonesto, antiético, corrupto temos que administrar prejuízos, sejam eles sentimentais ou materiais. É terrível lidar com a decepção que determinada pessoa, que considerávamos amiga, nos causou.
Em período eleitoral, se há uma relação na qual o ditado “Amigos, amigos...negócios à parte” reina absoluto (ou deveria, ao menos, prevalecer), é a relação entre eleitor e candidato, cidadão e representante político. A partir daqui, escrevo sobre o mundo do “dever ser”, já que, geralmente, não constatamos isto na prática, infelizmente.
Amizade NÃO “compra” voto! Se somos nós, eleitores, que escolhemos quem estará a frente da defesa dos nossos direitos, que irá fiscalizar e garantir a correta e integral distribuição dos impostos que pagamos, NÃO É pela amizade que se elege alguém. O que quero dizer com isto é que: a avaliação que o eleitor deve fazer dos candidatos a qualquer cargo público, deve ser guiada pelo conteúdo intelectual e moral que este candidato apresenta. Este deve demonstrar que tem conhecimento sobre as responsabilidades e os deveres da função na qual pretende atuar, deve conhecer a estrutura político-administrativa do cargo almejado, e qual a relação que esta estrutura tem com os demais Poderes Públicos. Deve demonstrar, afinal, capacidade para atuar no cargo de forma eficiente e honesta, para que esta atuação seja voltada aos interesses da sociedade. Votar pela amizade implica em tolerância sobre os erros que este “amigo” possa cometer, seja por ineficiência ou mau desempenho na função pública, seja por praticar a corrupção.
Por fim, vale ressaltar que, conhecimento não significa, por si só, honestidade. Quem detém conhecimento pode usá-lo para o bem ou para o mal. Desempenhar a função pública com eficiência e probidade dependerá, além de conhecimento, da estrutura moral, da ética e da capacidade que este candidato tem e terá de resistir à corrupção. Portanto, a análise do eleitor sobre o seu candidato deve ser feita sob dois aspectos: i) o do conhecimento, que é mais objetivo e fácil de identificar e ii) o aspecto da moralidade, que é muito mais subjetivo, mas não impede o eleitor de identificar se tal candidato reúne todas as condições para merecer o sagrado, importante e tão disputado voto. Isto permite a valorização do voto, de candidatos mais preparados, facilitando a cobrança por resultados de forma mais isenta e contundente. Em se tratando de função pública, não há margem para imoralidade, muito menos tolerância.
No dia 07 de outubro de 2012 vote, para vereador: CLEBER MELO 12.121!
Abraços e vamos em frente!

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

MEDINDO O TERMÔMETRO DA CAMPANHA!

Prezados,

Pesquisas como esta podem não refletir, necessariamente, a realidade, mas, entendo serem importantes para uma reflexão sobre onde estamos acertando ou errando, enquanto candidatos.

Portanto peço que acessem o link http://enquete.vetorti.com/vereador/276074 manifestem vossos sentimentos sobre a minha candidatura. A opção "curtir" obviamente, é opcional.

Abraços e vamos em frente!

Cleber Melo - 12.121

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

A INCONGRUÊNCIA ENTRE O DISCURSO DE CAMPANHA E PROJETOS APRESENTADOS, COM A DISPONIBILIDADE ORÇAMENTÁRIA

É muito comum em toda campanha eleitoral candidatos apresentando projetos fundamentados no "mundo do faz-de-conta". A sociedade organizada tem, cada vez mais, exigido dos candidatos a chamada carta compromisso, através da qual estes assumem a responsabilidade de priorizar a resolução de demandas em setores segmentados da sociedade, direcionando verbas e todos os esforços do pleito para atender, também, as necessidades de cada grupo.

É o exemplo da associação dos ciclistas, exigindo dos candidatos maiores investimentos na mobilidade urbana (construção de ciclovias) e programas de incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte limpo. Também é o caso dos grupos representantes das crianças e dos adolescentes que, por meio da carta compromisso, relaciona todas as atuais necessidades de investimentos para a realização de proteção integral deste público, pedindo a adesão de cada candidato à causa. Isto vale para os grupos defensores do meio-ambiente, da saúde, segurança, da classe estudantil etc.Desta forma o candidato se compromete em priorizar no seu mandato tais demandas.
Até aí, louvável todas as cartas compromisso assinadas, mas é necessário alertar que estas assinaturas podem servir apenas de marketing de campanha, sendo abandonadas tão logo o mandato se inicie. É importante que a sociedade cobre o que foi assumido publicamente. Quanto maior for a organização e a cobrança, maiores as chances de atendimento aos seus pedidos.

Nas eleições municipais, uma maneira de analisar a real qualidade de um candidato é atentar-se às promessas e projetos feitos durante sua campanha, para identificar se foram criados apenas com base na expectativa dos eleitores, sem respeitar a capacidade do orçamento municipal. Afinal, a realização de todo e qualquer projeto implica investimentos, advindos de verba orçamentária. Se não houver tal disponibilidade, fica o projeto resumido à retórica de campanha.

Abs

Cleber Melo - 12.121

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

JINGLE CAMPANHA - CLEBER MELO VEREADOR - 12.121

Boa tarde a todos!

Informo o link para acessar o meu jingle de campanha, disponível a partir de hoje no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=Xn08PTOXcc8.

Optei por escolher como base instrumental o clássico do Pink Floyd "Another brick in the Wall", de forma que o jingle ficasse agradável aos ouvidos e, ao mesmo tempo, permitisse a total compreensão da mensagem inserida na letra.

A letra traz de forma bem assertiva o que entendo ser necessário em um candidato: O preparo e a dedicação no desempenho da função de Vereador, além de ressaltar o lema da minha candidatura: "A força da renovação". Espero que os eleitores apreciem e possam captar, na letra, a seriedade desta candidatura.

Fico à disposição para receber quaisquer observações, críticas e/ou elogios!

Um forte abraço e vamos em frente!!

No dia 07 de outubro vote, para Vereador: CLEBER MELO 12.121!

Cleber Melo

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

TODA ESCOLA PÚBLICA PODE SER UMA BOA ESCOLA!

Ontem, durante vôo de retorno de São Paulo, onde fui a trabalho, pude fazer duas leituras importantes: uma sobre a educação no Brasil (reportagem com Viviane Senna - Presidente do Instituto Airton Senna)  e  outra sobre os programas nacionais que o Ministério da Educação disponibiliza aos Estados e Municípios brasileiros.
Quero compartilhar algumas informações, pois elas mostram que o nosso país, apesar de todas as dificuldades, está voltado a um projeto de longo prazo, consistente, sério e dedicado a melhorar a nossa educação. Isto atinge diretamente o nosso Município de Pinhais, que já participa de alguns programas e tem espaço para usufruir de outros incentivos, desde que se organize melhor e apresente projetos dentro dos critérios exigidos pelo Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Da entrevista concedida pela Sra Vivane Senna, irmã do saudoso herói nacional Airton Senna e Presidente do Instituto que leva o mesmo nome, à repórter Natália Pesciotta (Revista Almanaque Brasil), destaco o seguinte trecho: " Fizemos uma análise estratégica de todos os problemas que o Brasil tem e chegamos à conclusão de que a educação pode não resolver todos, mas nenhum deles se resolve sem educação. Ela é um fator estratégico de desenvolvimento econômico, social, político, ambiental. Não é condição suficiente, mas é precondição para resolver cada um dos nosso problemas." Uma leitura absolutamente coerente e racional sobre a importância de se ter um país de cidadãos cada vez mais instruídos, cientes da busca pelo conhecimento como trampolim para o desenvolvimento social de forma completa. O instituto Airton Senna atua como centro de produção de conhecimento, trabalhando com o sistema público de educação em mais de 1.300 cidades, um quinto das cidades brasileiras. Uma megaoperação em todos os estados, em todas as regiões. Para ler a entrevista na íntegra, acesse www.almanaquebrasil.com.br !

Em outra leitura pude revisitar alguns programas nacionais que já conhecia, voltados à educação, como o Caminho da Escola, que oferece recursos para a aquisição de ônibus, micro-ônibus, barcos e bicicletas para ajudar os alunos no trajeto casa-escola-casa, diminuindo a evasão escolar. Por meio deste programa os estdos e municípios podem obter recursos, repassados diretamente ou por financiamento do BNDES.
Além deste, conheci o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) , por meio do qual o Ministério da Educação fornece gratuitamente às escolas públicas obras de literatura e pesquisa, revistas e periódicos, permitindo que todas tenham bibliotecas para seus alunos.

O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) vai mais longe, oferecendo o Proinfo, programa que estimula o uso pedagócio da informática, levando às escolas equipamentos, conteúdos educacionais digitais e formação continuada para professores e gestores. Só este ano serão entregues 600 mil tablets para professores do ensino médio, para facilitar o acesso ao Portal do Professor, ao portal Domínio Público, além de outros ambientes do conhecimento.

Você sabia que toda escola pública pode ter quadras poliesportivas construídas ou melhoradas? Basta que o Município, por exemplo, apresente propostas de financiamento, com cada escola declarando no senso escolar se possui ou não quadras poliesportivas. Até 2014 a meta é construir mais de 6 mil quadras cobertas e realizar a melhoria e cobertura de outras 4 mil.
Estes e outros programas, com o Mais Educação, que promove a educação em tempo integral, são suportados pelo Ministério da Educação e oferecem aos Estados e Municípios condições de avançar na qualidade da educação dos seus alunos.

Ter uma Prefeitura organizada e uma Câmara Municipal com Vereadores que auxiliem, cobrem, fiscalizem e trabalhem em prol da sociedade, é o meu desejo como candidato a Vereador. Esta é, também, uma bandeira que quero carregar na Câmara Municipal e na vida pública! No dia 07 de outubro vote, para Vereador, Cleber Melo - 12.121.

Abraço e vamos em frente!

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

CAMPANHA ELEITORAL 2012 - A VELHA E INCÔMODA POLUIÇÃO VISUAL

Impressionante como as irregularidades se repetem eleição após eleição! Faltando, ainda, mais de 60 dias para as eleições municipais, o desrespeito da maioria dos candidatos junto à população é flagrante. A Lei Eleitoral nº 9504/97 dispõe sobre tudo o que é permitido e proibido numa campanha eleitoral, de forma a moralizar a abordagem dos candidatos junto aos eleitores, condicionando estes candidatos à mostrarem mais atitude e conteúdo de propostas conversando, informando, enfim, interagindo com os eleitores da forma mais coerente possível.
Candidato que se "esconde" por trás da poluição visual e sonora, desrespeitando os limites legais, definitivamente não pode ser levado a sério. Não dá pra aceitar um discurso de moralidade de alguém que é o 1º a infringir a lei, ofendendo os eleitores com excesso de propaganda visual. Esta postura agride o meio-ambiente, suja a cidade, causa prejuízos a todos e contribui para que a população fique, cada vez mais, irritada com o período eleitoral.
Defendo que um mínimo de visibilidade toda e qualquer campanha deve ter. Afinal, não é possível o candidato conversar com todos e ter uma placa aqui, outra ali, alguns adesivos, talvez um jingle bem feito, desde que respeitando a lei e o bom senso, ajuda o eleitor a conhecer este candidato para definir o seu voto. Mas insisto que tudo precisa ser com bom senso e com respeito à lei e à populaçao, pois aí sim o candidato consegue aproximar o discurso com a prática.
Tenho procurado fazer uma campanha limpa, sem excessos visuais e, acima de tudo, defendendo minhas convicções políticas e meus projetos para Pinhais. Valorizo cada contato, cada conversa que tenho tido com eleitores e, em respeito aos votos que estou pedindo, faço questão de informar qual foi o preparo e o conhecimento que busquei, além dos projetos bem fundamentados, antes de ser candidato. Acredito muito que isto faz a diferença e torço para que mais e mais candidatos adotem esta postura. Isto enriquece a campanha e motiva a população para um assunto aboslutamente relevante e, quase sempre, poêmico e controverso: a política.
Continuarei a procurar cada eleitor e pedirei alguns minutos para interagir conversando, informando, ouvindo e defendendo o melhor para a nossa cidade. Este é o verdadeiro corpo-a-corpo e que não deve se limitar à campanha, mas durante todo o mandato, ficando o Vereador, sua equipe e seu gabinete à disposição da sociedade para conduzir o mandato da forma mais produtiva possível!

No dia 07 de outubro vote, para Vereador, Cleber Melo 12.121!

Abraços e vamos em frente!

Cleber Melo - 12.121

domingo, 29 de julho de 2012

CLEBER MELO Nº 12.121 - PROJETOS E FRENTES DE TRABALHO

Boa tarde eleitor de Pinhais!

Divulgo agora alguns projetos que defendo e considero importantes para o nosso Município. São frentes de trabalho que, como Vereador,  pretendo articular e defender na Câmara Municipal. Estes projetos estão em consonância com a plataforma de trabalho do Prefeito Luizão, para o mandato 2012/016, portanto, não foram "jogados" como discurso de campanha. São totalmente viáveis e fundamentados.

NA ÁREA ADMINISTRATIVA

1. ABRINDO A CAIXA-PRETA - REESTRUTURAÇÃO E MORALIZAÇÃO DO SITE DA CÂMARA DE VEREADORES (Execução da Lei de Acesso à Informação nº 12.527 de nov./2011).

Objetivos - Focar no desenvolvimento do site da Câmara, de forma que atenda o seu objetivo maior, a transparência na publicação de todas as ações e agenda dos Vereadores, cumprindo o disposto na nova lei.
Escopo - Atualmente a Câmara está desorganizada e sem qualquer prestação de contas, com a ferramenta mais democrática de acesso pela população, o seu site, totalmente desatualizado e sem qualquer conteúdo. Por outro lado, do orçamento de aproximadamente 10 milhões de reais/ano, a Câmara tem devolvido para a Prefeitura 50/60%, por pura falta de administração desta verba. Economizar gastos desde que se faça cada vez mais com menos é totalmente correto. Mas, neste caso, trata-se de uma economia ineficiente, pois ocorre em detrimento do bom funcionamento da casa, facilitando, inclusive, desvios de verbas. Haverá defesa fundamentada para investimentos no site, de forma que se torne efetivo ao informar o dia-a-dia da dos Vereadores. O objetivo é que qualquer cidadão possa avaliar a presença dos políticos no plenário e nas comissões, a produção legislativa, quantos projetos apresentaram, qual a relevância e, principalmente, como os vereadores gastam as verbas de gabinete (dinheiro público) nas atividades de seu gabinete.
Prazo - Imediato! Visto que a lei 12.527 já está em vigor desde maio, a 1ª preocupação será de estruturar urgentemente o site da Câmara para condicionar os parlamentares à divulgarem suas agendas, compromissos, projetos de leis, requerimentos, articulações e tudo mais que envolva o dia-a-dia de um Vereador, disponibilizando tais informações a qualquer cidadão.

2. CÂMARA MUNICIPAL AO VIVO - PROGRAMAS DE PARTICIPAÇÃO NAS SESSÕES ORDINÁRIAS E TRANSMISSÃO DOS TRABALHOS VIA TV CÂMARA, NA INTERNET.

Objetivos - Estabelecer programas de divulgação permanente e de convites aos munícipes, para participarem pessoalmente das sessões ordinárias e demais atividades abertas, justificando o plenário e seus inúmeros lugares. Implantação de programa de transmissão dos trabalhos via TV Câmara, pela internet.
Escopo - As sessões da Câmara, quando acontecem, são vazias, o que demonstra o desinteresse da população sobre a produção de cada Vereador, o que acarreta acomodação na atividade legislativa. Reforço que o site da Câmara Municipal de Pinhais está abandonado, sem qualaquer informação da produtividade de cada Vereador. O projeto de divulgação das sessões plenárias e convites de participação à população, será feito através do site da Câmara e demais canais de divulgação presvistos em lei. A implantação das transmissões ao vivo e/ ou gravadas será feita pela internet, o que viabiliza o custo, dentro do orçamento anual da Casa.
Prazo - Imediato! Este projeto caminhará junto com a reestruturação do site da Câmara Municipal. Antos mesmo da conclusão dos trabalhos de reestruturação do site, haverá divulgação ativa e regular das sessões previstas, com o objetivo de levar a população para dentro da Câmara desde os primeiros dias de mandato.

NA ÁREA DA SEGURANÇA

1. SEGURANÇA FORA DA ESCOLA - PRESENÇA EFETIVA DA GUARDA MUNICIPAL NA ENTRADA E SAÍDA DAS ESCOLAS.

Objetivos - Promover maior segurança aos alunos das maiores escolas municipais, na saída e entrada de aulas, combatendo o assédio dos traficantes de drogas e a violência.
Escopo - Aumentar o efetivo da Guarda Municipal no Município de Pinhais, de forma que seja possível a presença constante da guarda na entrada e saída das aulas, diminuindo a violência caracterizada por assaltos, roubos, tráfico e brigas.
Prazo - Visto o aumento de custo para os cofres do Município, é necessária grande discussão e pesquisas para integrar este projeto no orçamento municipal. O objetivo é viabilizar tal projeto em, no mínimo, 10 das 22 escolas do Município, no 1º mandato.

NA ÁREA DA EDUCAÇÃO

1. MAIS ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL - IMPLANTAÇÃO DE NOVAS UNIDADES DOS CMEIS (CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL).

Objetivos - Defender verba orçamentária para aumentar nº de CMEI's em Pinhais, bem como ampliar a capacidade dos 19 já existentes, buscando atender a demanda crescente das nossas crianças em idade escolar. A implantação dos CMEIS foi uma grande conquista para o nosso Município, pois milhares de crianças são atendidas com carinho por professores qualificados, alimentadas e educadas durante o dia, enquanto suas mães trabalham. A Prefeitura, através da forte atuação do Prefeito Luizão, já está testando novidades que otimizam o atendimento na hora da alimentação das crianças, com mais segurança: a mesa com 5 lugares fixos. O objetivo agora é aumentar o número de salas em cada unidade.
Escopo - Após análises de viabilização econômica, estabelecer calendário para implantação de mais 6 CMEI'S em Pinhais, além de intensificar os trabalhos na defesa do aumento do número de salas nos CEMEI's já existentes.
Prazo - Durante o 1º mandado.

2. IMPLANTAÇÃO DO BENEFICIO REFEIÇÃO/ALIMENTAÇÃO - LECIONAR COM DIGNIDADE.

Objetivos - Atualmente Pinhais conta com aproximadamente 1.200 Professores que, apesar de terem conquistado o plano de carreira, em 2011, os benefícios contemplados neste plano ficaram aquém da necessidade destes profissionais valorosos. Pinhais tem perdido ótimos Professores para outros Municípios, como Colombo, Campo Magro etc., pois estes já oferecem o benefício na forma de cartão alimentação ou refeição. Com a implantação deste benefício, a Secretaria de Educação conseguirá reter mais os Professores, que consequentemente trabalharão mais felizes e satisfeitos, podendo complementar a renda com o cartão, que permitirá a compra de produtos alimentícios para dentro de suas casas.
Escopo - Estabelecer o auxílio alimentação aos Professores e demais funcionários da rede municipal de educação, melhorando a remuneração para manter os talentos em Pinhais.O Município tem autonomia para criar e sancionar lei que crie o benefício alimentação/Refeição para os Professores e demais servidores da Secretaria de Educação. Os esforços serão concentrados em apresentar projeto de lei demonstrando todas as vantagens diretas e indiretas para o Município, como isenção de encargos sociais e aumento do nível de satisfação e produtividade dos profissionais, bem como a diminuição do absenteísmo e rotatividade, que geram custos desnecessários à Prefeitura.
Prazo - Durante o 1º mandato.

NA ÁREA DA SAÚDE

1. SEMANA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PRÓSTATA - A VIDA COMEÇA AOS 40.

Objetivos - Convênio prevendo campanhas de conscientização e ofertas de exames gratuitos ao público masculino, a partir de 40 anos de idade. Promover concientização sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata, através da oferta de exames gratuitos
Escopo - Viabilizar a contratação de médicos urologistas e desenvolver calendário promovendo a semana e combate ao câncer de próstata, concientizando a importância da sua prevenção, bem como oferecer estes exames gratuitamente à população masculina de Pinhais, com idade a partir de 40 anos.
Prazo - Durante o 1º mandato.

*Além dos projetos acima abordados, de minha autoria, outros exemplos de projetos já previstos pelas coligações TEMPO INTEGRAL e AVANTE PINHAIS que têm, também, o PDT, na pessoa da nossa Vice-Prefeita Marli Paulino, Presidente Municipal do partido, ao lado do Prefeito Luizão Goulart:

NA ÁREA DA INFRAESTRUTURA
 - Pavimentação de 100% das vias públicas da cidade;
- Programa de construção de calçadas e ciclovias;
- Ampliação do programa de saneamento básico;
- Completar a duplicação da Jacob Macanhãn;
- Revitalização da Avenida Maringá;
- Duplicação da Avenida 24 de maio;
- Reestruturação da Avenida Irai.


NA ÁREA DO MEIO AMBIENTE

- Constante dragagem e limpeza dos rios;
- Recuperação das margens dos rios e construção de áreas de lazer;
- Campanhas educativas para manter a cidade limpa e conservada;
- Melhorar a qualidade ambiental com plantio de árvores e flores na cidade;
- Ampliar a coleta seletiva de lixo e incentivar ações sustentáveis.

NO TRÁNSITO

- Municipalização do trânsito;
- Constante melhoria no trânsito e identificação das ruas;
- Pleitear a reestruturação e duplicação da Rodovia João Leopoldo Jacomel;
- Criar alternativas viárias para melhorar o fluxo do trânsito.

CULTURA, ESPORTE E LAZER

- Construção do Estádio Municipal de Pinhais e mais um Ginásio Poliesportivo;
- Implantação de mais academias ao ar livre;
- Criação do Museu Municipal;
- Criação de novos espaços e polos culturais com atividades nos bairros;
-Ampliação das áreas de lazer do Município e criação do Parque das Águas.

INDÚSTRIA, COMÉRCIO, TRABALHO E TURISMO

- Criação do Centro de artesanato;
- Incentivo a investimentos para a geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico;
- Capacitação, qualificação e valorização dos trabalhadores do Município;
- Criação de uma centro de informações turísticas;
- Incentivo aos empreendedores do turismo;
- Ampliar os programas de valorização do empresariado local.

SEGURANÇA PÚBLICA

- Construção da nova delegacia de Pinhais;
- Implantação do Corpo de Bombeiro Militar;
- Aumento do número de guardas municipais;
- Implantação de módulos móveis para a guarda municipal;
- Instalação de câmeras de monitoramento em vias públicas em Pinhais;
- Ampliar programa de prevenção à violência.

AÇÃO SOCIAL

- Ampliação da assistência judicária gratuita;
- Programa de combate às drogas;
- Implantar um Centro de Referências para Inclusão Social;
- Amplo programa de capacitação para jovens e adultos;
- Dar continuidade ao Progama de Regularização Fundiária e Recolocação de familias das áreas de risco;
- Contrução de piscina no Centro de Convivência do Idoso;
- Construção de capelas mortuárias;

ABASTECIMENTO

- Implantação do armazem da família;
- Criação do sistema municipal de segurança almentar e nutricional;
- Ampliação do Programa Horta no Quintal de Casa;
- Incentivo à Produção Orgânica no Município para suprir a merenda escolar;

JUVENTUDE

- Ampliação de vagass do cursinho pré-vestibular;
- Revitalização da praça do skate;
- Implantação da praça da cultura e do esporte para a juventude;
- Centro da juventude referência de atividades voltadas para os jovens;
- Fortalecer e ampliar o PROJOVEM trabalhador e PROJOVEM adolescente;
- Implantação do Instituto técnico Federal.

PARTICIPAÇÃO POPULAR

- Ampliar o programa Prefeitura nos bairros;
- Fortalecer o Orçamento Participativo;
- Canal direto com a população através do telefone 156;
- Valorizar a cidade e as pessoas de Pinhais;

GOVERNO CIDADÃO

- Constante melhoria no atendimento à população;
- Ampliar e fortalecer os Conselhos Municipais;
- Constante capacitação e valorização dos servidores municipais;
- Ampliar parcerias com o Governo do Estado e com o Governo Federal.

Vote Cleber Melo para Vereador - 12.121!

Obrigado!

Cleber Melo

ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2012 - O DESAFIO DE UMA CANDIDATURA

Boa tarde eleitor de Pinhais!
                                            
Desde 06/07/2012 estamos em plena campanha eleitoral, período usado para a população definir quais serão nossos próximos representantes na Prefeitura e na Câmara Municipal, nas votações de 07 de outubro. Sou candidato a Vereador pela 1ª vez, decisão tomada após 4 anos de muitas reflexões e da busca pelo preparo técnico e psicológico, necessários tanto no período eleitoral, quanto no exercício da vereança. Acredito que a escolha de um candidato é feita através de vários aspectos, incluídos aí a capacidade, conhecimento e preparo para exercer o cargo que pretende ocupar, bem como os valores morais e éticos que o candidato possui. Portanto, me apresento a vocês:

Sou paranaense natural de Altônia, tenho 38 anos, casado há 18, dois filhos, formado em Direito, profissional de carreira na área comercial e de relacionamento. Resido em Pinhais desde 1982, ano em que meus pais escolheram esta cidade para morar e criar a família. Sou o 2º de 4 irmãos, filho de pai sapateiro e mãe professora, pessoas maravilhosas, com profissões valorosas e cujos esforços permitiram a nossa criação na simplicidade, é verdade, mas com riqueza de valores governantes como honestidade, lealdade, transparência, ética, além de princípios cristãos.

A minha carreira profissional iniciou-se aos 12 anos de idade e, de lá para cá, sempre atuei em grandes empresas na área comercial e de relacionamento. O despertar político veio com a faculdade de direito, que aflorou o senso crítico, a indignação com a corrupção e desigualdade social, surgindo o desejo de me tornar instrumento de mudança, não só na minha vida privada, mas atuando, também, como representante da população e defensor dos interesses coletivos. Com isso passei os útlimos 4 anos estudando a fundo todo o complexo municipal, a estrutura e as funções dos Poderes Públicos, o papel do Executivo e do Legislativo Municipal, as obrigações, prerrogativas e objetivos de um Vereador, como deve atuar na sua função para atingir o interesse público, criando leis que beneficiem a população e fiscalizando o direcionamento que a Prefeitura dá aos impostos arrecadados.
Desta jornada acadêmica compilei parte do conhecimento adquirido em uma monografia intitulada A Câmara de Vereadores e o Controle da Execução Orçamentária, cuja defesa oral em banca e conteúdo escrito receberam nota máxima e votos de louvor com indicação para publicação, tornando-se referência acadêmica para consultas e estudos. Foi esta plataforma de estudos que permititram a concepção de alguns projetos que hoje defendo como candidado e que detalharei em outra publicação.

Herdei dos meus pais os valores de bom cidadão e sempre procurei praticar estes valores na criação dos meus filhos, no relacionamento com minha família, com meus amigos e quaisquer pessoas com as quais convivo ou convivi, em algum momento. É com esta certeza que aceitei o desafio de sair do anonimato para uma campanha eleitoral, enfrentando o ceticismo de muitos eleitores tendentes a associar todo e qualquer candidato ao grupo de corruptos de plantão. Esta minha convicção vem da certeza de ser reconhecido como cidadão de bem perante todos que me conhecem, muito ou pouco, legado de toda uma vida de boas práticas, errando algumas vezes, é bem verdade, mas sempre com o objetivo de acertar. Os erros aos quais me refiro, são aqueles que todo ser humano pode cometer em qualquer processo de aprendizado, mas que não dizem respeito à desonestidade e à maldade.

Ser candidato a um cargo eletivo no Brasil torna-se um grande desafio na medida em que o nosso contexto político não é favorável, tendo em vista todo o histórico de roubalheira, falcatruas, corrupção e dilapidação do erário público, prática corriqueira de alguns maus representantes. Estes maus exemplos denigrem toda a classe política perante a sociedade "vendendo" a idéia de que a corrupção no Brasil não tem fim, o que é uma grande mentira. A história já provou várias vezes que a sociedade rompeu com padrões estabelecidos, basta lembrar do período ditatorial que nosso país viveu. Ou seja, a opressão que parecia não ter fim, cessou quando todos se mobilizaram para derrubar um governo opressor e implantar a democracia. Outro exemplo foi o grande período de recessão econômica vivido no Brasil, com altíssimos índices de inflação, preços estratosféricos e uma insegurança generalizada que também não parecia ter fim. Em determinado momento nosso país conseguiu livrar-se do fantasma da instabilidade econômica.

Pinhais, por sua vez, vive seu melhor momento desde a sua emancipação, com um Prefeito engajado na melhoria contínua do nosso Município. O Prefeito Luizão já provou que é capaz, pois colocou em andamento 12 dos 13 projetos apresentados em 2008, o que demonstra, sem qualquer dúvida, seu interesse pelo bem da nossa cidade e da nossa população. O que o Prefeito Luizão precisa é de uma Câmara Municipal mais capacitada, com Vereadores mais cientes de suas obrigações, mais preparados tecnicamente e, principalmente, conscientes de que não há espaço para corrupção, negociatas, proprina aqui e ali. Há sim, espaço para muito trabalho, fiscalização e contribuição para que a Prefeitura sempre faça o melhor para a nossa cidade!

Realizar o Estado de Direito é uma luta idealista e, por vezes, ingrata, mas necessária para disseminar a boa-fé na sociedade e mostrar que política pode sim, ser associada com probidade e interesse público!

É com esta convicção que peço o seu voto! No dia 07 de outubro de 2012 vote 12121- Cleber Melo para Vereador!
Obrigado!

terça-feira, 29 de maio de 2012

Carteira de Advogado - Uma grande conquista!

Amanhã, 30 de maio de 2012, prestarei meu compromisso na Ordem dos Advogados do Brasil, última formalidade para receber a minha carteira profissional de advogado! O sentimento é de muito orgulho de mim mesmo, afinal a conquista é fruto de muito esforço, muito estudo, persistência e dedicação. Mas não posso ser egoísta e tenho o dever de reconhecer a ajuda de Deus e a contribuição de tantas pessoas. A eles, portanto, agradeço.
A carteira profissional de advogado, conquista que será materializada amanhã, representa o primeiro grande passo após os 5 anos de graduação, afinal a busca por mais conhecimento é infinita e outros desafios já estão a caminho. Mas é muito bom "congelar", por alguns momentos, este processo constante de evolução e olhar para trás para saborear a dimensão desta conquista, sem aquela velha mania que temos de diminuir e, até mesmo, menosprezar os nossos feitos. É momento de celebrar, compartilhar e, como disse a pouco, agradecer:

A Deus, pela infinitude da sua benevolência frente à finitude da minha fé, por vezes abalada e incitando a desistência. Ele não me deixou desistir!

A minha mamãe, meu papai e irmãs, família completa e referencial da minha existência. Reforço um obrigado em brado àqueles que me geraram e, de lá para cá, cuidam de cada passo que dou, exigindo apenas a minha felicidade. João e Beatriz os seus nomes.

A minha Cris, esposa amada e para a qual já nasci predestinado. Sua delicadeza, contornada por tanta beleza, nunca a impediu de se agigantar ao defender nosso seio familiar e cujo auxilio nesta caminhada me faz pensar quem realmente merece o diploma que está por vir.

Aos meus filhos João Cleber e Hugo, que traduzem o verdadeiro sentido de riqueza. Completam a minha vida, dão ao mundo ares de esperança e com seus sorrisos abrandam qualquer angústica, diluem qualquer dúvida.

Aos amigos e, em especial, ao Gilberto, Jorge, Renato e Ricardo, companheiros de jornada acadêmica, de estudos regados com bom humor e motivação mútua.

A Deus, mais uma vez, e sempre!!

sexta-feira, 18 de maio de 2012

A FORÇA DA JUVENTUDE NA POLÍTICA!

Pinhais conta com uma população jovem e cada vez mais consciente do seu papel na sociedade. Além da capacidade de absorver grande quantidade de informações, os jovens são entusiastas com relação ao futuro e, não se engane, se preocupam bastante com a condução política do seu País, seu Estado e seu Município.

É comum em ano eleitoral os maus candidatos de plantão tentando seduzir o público jovem para conquistar votos, mas sem nenhuma identificação ou preocupação genuína com os reais anseios e necessidades desta galera.

Pior, esses maus políticos acham que "falando a mesma língua" da turma, mesmo que o discurso seja vazio, é suficiente para convencê-los. Isto é subestimar a fatia da sociedade que, talvez, tenha mais consciência política do que muitos outros, mais velhos e considerados mais experientes. Os jovens de hoje não são chamados de geração "Y" à toa. São ágeis, entre outras coisas, em identificar falsidade, desonestidade, despreparo e não se deixam enganar facilmente.

Fica o apelo e a torcida para que, em ano eleitoral, no qual iremos eleger os novos representantes da política do nosso Município, a consciência e inteligência jovem prevaleça sobre o "papo-cabeça" e nada honesto daqueles candidatos despreparados, sem projetos e mal intencionados.

No dia 07 de outubro vote, para Vereador, Cleber Melo 12.121!

Abraços e vamos em frente!

terça-feira, 15 de maio de 2012

PDT - ELEIÇÃO DO NOVO DIRETÓRIO MUNICIPAL

Ontem aconteceu a 1ª reunião do PDT de Pinhais na sua sede própria. O evento trouxe novidades sobre o próximo pleito eleitoral e, também, o anúncio da votação, no próximo domingo dia 20/05, para eleição do diretório municipal.
Até hoje a composição da executiva é provisória, o que limita a autonomia do partido no nosso Município. Com a eleição do diretório a página vira e teremos, com certeza, mais realizações e fortalecimento do PDT em Pinhais.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

PINHAIS - ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2012! - 17 VEREADORES??

Na esteira do que aconteceu em várias cidades do país, Pinhais não escapou de aumentar o custo, que sai do bolso dos eleitores, com a sua Câmara Municipal, elevando de 11 para 17 o nº de Vereadores. Somos um Município com aproximadamente 113 mil habitantes e a menor extensão geográfica do Paraná (60,92 Km²) e, apesar do número máximo de 17 Vereadores, permitido na Constituição Federal, definitivamente não precisaríamos arcar com tantos cargos, ainda mais se for levada em consideração a pouca ou inexistente eficiência da maioria dos atuais 11 representantes.

Vivemos sentindo o ônus e o bônus da Democracia. A decisão, tomada pelos Vereadores, de aumentar para 17 cadeiras é legal (apesar de imoral) e, independente do número de vagas, estas sempre serão ocupadas por aqueles que a população eleger. É bem verdade que o orçamento da Câmara de Vereadores não é fixado pelo número de cadeiras, visto que há o repasse de 6% das receitas tributárias da Prefeitura, garantido constitucionalmente. Há quem defenda que, via de regra, o aumento ou diminuição não altera o orçamento, mas altera sim já que, o que não for gasto com salários e as demais sobras orçamentárias da Câmara devem ser devolvidas à Prefeitura, que direciona esta sobra orçamentária para atender demandas do Município.

Deixo claro que a minha crítica não está fixada apenas no número de Vereadores, afinal, ter a quantidade máxima de representantes no legislativo, permitida constitucionalmente, até ajuda combater a chamada "elitização representativa". Prefiro ter em meu Município 17 vereadores produtivos, engajados em fiscalizar a Prefeitura e em criar leis que atendam a população, do que 11, 10 ou menos sem qualquer comprometimento com a função, inertes ou, pior, corruptos. Ou seja, a preocupação maior é ter sempre os melhores vereadores. É bem verdade que não há receita pronta para identificar o melhor candidato, mas alguns ingredientes desta "receita" todo mundo conhece:

Ingredientes ruins: 1) pré-candidato que coloca adesivo "amigos do fulano..." no seu e em outros carros, cometendo o crime de campanha antecipada; 2) candidato que compra voto oferecendo dádiva/benefício pessoais ao eleitor; 3) candidato que oferece cargos públicos, prometendo emprego em troca de apoio e votos; 4) candidato à reeleição que já provou o quanto é corrupto e ineficiente no atual mandato, rindo da cara de quem, a ele, confiou seu voto.

Bons ingredientes: 1) candidatos que respeitam a lei eleitoral, fazendo suas campanhas no limite do que é permitido pela lei; 2) candidatos que se preparam para o exercício do cargo, buscando conhecer a estrutura do Poder Público onde irão atuar, as quais as funções, deveres e prerrogativas do cargo que pretendem exercer e que, principalmente, conheçam o Município, seus problemas e necessidades; 3) candidato a reeleição que, no mandato anterior, mostrou serviço à população, não roubou nem aceitou participar de corrupção.

A renovação dos representantes políticos pode até não garantir, por sí só, a melhoria na eficiência do mandato e a diminuição da corrupção, mas não podemos negar que voto consciente e a fiscalização dos eleitores contribuem muito para termos representantes melhores, voltados a trabalhar para o bem da sociedade. Se os eleitos irão honrar o voto trabalhando pelo povo, tal condição dependerá do voto consciente de cada eleitor, escolhendo os candidatos mais preparados e honestos, de fato, além de fiscalizá-los durante o mandato.

Após a decisão de ser candidato a Vereador em Pinhais, em 2007, durante 5 anos busquei o preparo técnico e o conhecimento necessários para ser um representante da população na Câmara Municipal. Pesquisei e estudei a fundo o Direito Municipal, a estrutura da Prefeitura e da Câmara, bem como as prerrogativas, os deveres, as responsabilidades, enfim, o papel de um Vereador no exercício da sua função.
Além disso busquei entender o nosso Município, quais as nossas necessidades mais latentes e em quais delas eu poderia contribuir como Vereador. As bandeiras e frentes de trabalho que levantei estão em outra postagem neste blog: "Projetos e Frentes de Trabalho", onde relaciono os meus projetos e, também, aqueles que a coligação do Prefeito Luizão defende para o próximo mandato.

Contudo, o fator mais importante para a decisão de ser candidato e que me deu tranquilidade para pedir a confiança do voto, foi a reflexão que fiz sobre mim mesmo como cidadão, chegando a conclusão que sempre pratiquei os valores morais ensinados pelos meus pais, como a honestidade, a boa educação, a transparência nas interações com a sociedade e o amor à família..

Tenho a certeza de estar habilitado para ser seu representante na Câmara de Vereadores de Pinhais e, por isso, peço o seu voto!

No dia 07 de outubro vote, para Vereador: Cleber Melo 12.121

Abraços e vamos em frente!

Câmara Municipal de Pinhais - Inércia e falta de organização

Na postagem anterior fiz menção à boa administração do Prefeito Luizão, como sendo a melhor, na minha opinião, de todas que a cidade teve a partir da sua emancipação. Disse também que isto não se deve, necessariamente, à participação ativa da Câmara de Vereadores e agora justifico a minha posição.

A Câmara de Vereadores representa o Poder Legislativo Municipal, sendo a Casa que tem duas principais atribuições: (i) a fiscalizadora, que consiste no controle externo dos atos da Prefeitura, impedindo-lhes os abusos e a prática de atos de corrupção e (ii) atribuição legislativa, típica do Poder Legislativo, que consiste na elaboração de emendas à Lei Orgânica Municipal, leis complementares, leis ordinárias, decretos legislativos e resoluções sobre todas as matérias de competência do Município.

Quando verifico o histórico de desempenho de cada Vereador de Pinhais (os que compõem a atual Câmara Municipal), é difícil encontrar registros de verdadeira atuação legislativa, seja na atribuição de fiscalização, seja na de criar leis que atendam as necessidades do nosso Município. Raros são os Vereadores da nossa atual Câmara Municipal que têm o que apresentar de efetivo à população. Basta, para constatar o que afirmo, visitar o site http://cmp.pr.gov.br/materias/index.php?vid=1&tema=q. Sendo o site da Câmara a principal ferramenta de divulgação das atividades legislativas, ou há uma desorganização e falta de interesse em divulgar os trabalhos, ou não há, realmente, nada a apresentar.

Ou seja, o Município de Pinhais tem sorte de ter um Prefeito que, a despeito dos seus objetivos pessoais na política, é voltado a desenvolver a cidade de Pinhais. Mas o trabalho poderia ser melhor ainda, se o Prefeito contasse com uma Câmara de Vereadores mais ativa, organizada, honesta (com ou sem oposição), que o auxiliasse na identificação dos melhores projetos, das melhores e mais prioritárias soluções para a população.

Pinhais já tem uma boa Prefeitura e que pode ser ainda melhor. O que a cidade precisa agora é de Vereadores competentes, honestos e interessados em apresentar soluções às necessidades do Município, dedicados em tempo integral à função que lhes foi confiada pelo eleitor. O candidato precisa entender que, ser Vereador é ter o dom de cuidar do jardim de todos. Basta de candidatos que, por má-fé ou manipulação das "raposas políticas" pleiteiam cargo para facilitar interesses escusos. A população está cada vez mais consciente disto e precisa escolher bem a quem confiar seus interesses nos próximos 4 anos.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Pinhais - De cidade-dormitório a referência no Paraná!

Sou cidadão de Pinhais desde a década de 80. Após a emancipação em 1992, durante anos ouvi que esta era apenas uma "cidade-dormitório", ou seja, uma cidade onde a grande maioria dos seus habitantes apenas morava e, para trabalhar, se deslocava para Curitiba, retornado ao final de todos os dias à Pinhais, apenas para "dormir".

De fato, no início de sua emancipação a nossa cidade tinha o desafio que qualquer cidade nova tem: o de desenvolver-se. Com isso, durante algum tempo o título de cidade-dormitório prevaleceu, mas só por um tempo. A cidade cresceu, tornou-se forte economicamente, atraiu novos moradores, empresas, enfim, desenvolveu-se a ponto de ganhar a atenção de todos, "entrando no mapa" do Paraná.

Motivo de orgulho? Claro que sim, principalmente porque este crescimento se deve à força da povo de Pinhais, apesar das administrações, na grande maioria desastrosas, dos Prefeitos e Vereadores que tivemos. Há que se reconhecer que o nosso Município foi maltratado, politicamente falando, ao longo de sua história, com Prefeitos e Vereadores, ora despreparados, ora mal intecionados, ora ambos! Mesmo assim, conseguimos alavancar Pinhais no cenário estadual à uma posição de destaque.

Parte deste destaque se deve, é bem verdade, a atual administração do Prefeito Luizão. Ao meu ver o Prefeito mais bem intencionado e preparado que já tivemos, com uma gestão pública voltada, verdadeiramente, à coisa pública. São nítidos os avanços no campo social e econômico, na infra-estrutura da cidade, na saúde, segurança e educação. É claro que sempre haverá espaço para a crítica, afinal é nosso dever cobrar, cada vez mais, maior eficiência na redistribuição do que é arrecadado em impostos e tributos, mas isto não impede de reconhecer quem, com vontade política, tem justificado o cargo conquistado.

Deixo claro que o elogio se limita ao Poder Executivo, ou seja, à Prefeitura, seus órgãos e autarquias em geral. Não posso estendê-lo, por exemplo, à Câmara de Vereadores que, infelizmente, não reflete a mesma eficiência da Prefeitura. E não adianta dizer que, se o Prefeito promoveu várias obras, foi porque teve a participação ativa da Câmara Municipal, pois não é verdade....mas isto é assunto para uma nova postagem.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

ELEIÇÕES MUNICIPAIS 01: PERGUNTAR NÃO OFENDE

Há tempos venho acessando o site da Câmara Municipal de Pinhais, na esperança de poder acompanhar o dia-a-dia das sessões ordinárias, o conteúdo discutido, os projetos, enfim, os assuntos de interesse da população. Posso estar errado, mas a impressão é de que o site está totalmente abandonado! Não há atualizações recentes a não ser divulgação de pregão presencial para a reforma da casa. Discussão sobre projetos ou qualquer conteúdo que seja relevante para o Município, não se vê há muito tempo!

O site da Câmara é o principal Portal de comunicação dos Vereadores com a população. É onde os nossos representantes podem (e devem) divulgar quais as contribuições de cada um para atender as demandas do Município, quais as frentes de trabalho que têm adotado desde o início dos seus mandatos. Infelizmente não é o que se constata, ao visitar o http://cmp.pr.gov.br/

Também tentei contato por meio do e-mail divulgado no "canal aberto", por várias vezes, sem nenhum retorno. Como cidadão, imagino ter direito à informação, ao mínimo de atenção dos membros de uma casa que tem o dever de informar. É só uma questão de esquecimento na atualização do site? Ou realmente não há o que apresentar?

Portanto, perguntar não ofende: Por acaso as necessidades do Município estão abandonadas, com a atenção dos caríssimos Vereadores voltada à reeleição? Já sabemos que, em ano eleitoral, a agenda é tomada pelos esforços de reeleição mas, e nos anos anteriores? O quê, cada atual Vereador pode nos apresentar de concreto, durante os últimos 4, 3, 2, ou, ao menos, 1 ano de mandato?

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Eleições 2012 - Amizade "compra" voto?

“Amigos, amigos....negócios à parte!”. Este velho e conhecido ditado sugere que amizade e negócios não se confundem. Mesmo não sendo uma verdade absoluta, também não há como negar que ele diz muito sobre as relações humanas. É difícil imaginar uma relação de amizade totalmente isenta de “dever moral” entre amigos, pois, ser amigo quase sempre se traduz em tolerância aos defeitos do outro, aos erros que possa cometer, às decepções que possa causar. E isto é até louvável, pois permite que a sociedade conviva em harmonia, já que qualquer um pode cometer erros e tem defeitos, posto que, inerentes à condição humana.
Porém, em alguns segmentos, concordemos, não há margem para tolerar certos erros ou defeitos, principalmente desvios de conduta que ofendam a moralidade, o caráter, a probidade, a honestidade...enfim, a ética. Afinal, sempre que nos relacionamos com alguém desonesto, antiético, corrupto temos que administrar prejuízos, sejam eles sentimentais ou materiais. É terrível lidar com a decepção que determinada pessoa, que considerávamos amiga, nos causou.
Em período eleitoral, se há uma relação na qual o ditado “Amigos, amigos...negócios à parte” reina absoluto (ou deveria, ao menos, prevalecer), é a relação entre eleitor e candidato, cidadão e representante político. A partir daqui, escrevo sobre o mundo do “dever ser”, já que, geralmente, não constatamos isto na prática, infelizmente.
Amizade NÃO “compra” voto! Se somos nós, eleitores, que escolhemos quem estará a frente da defesa dos nossos direitos, que irá fiscalizar e garantir a correta e integral distribuição dos impostos que pagamos, NÃO É pela amizade que se elege alguém. O que quero dizer com isto é que: a avaliação que o eleitor deve fazer dos candidatos a qualquer cargo público, deve ser guiada pelo conteúdo intelectual e moral que este candidato apresenta. Este deve demonstrar que tem conhecimento sobre as responsabilidades e os deveres da função na qual pretende atuar, deve conhecer a estrutura político-administrativa do cargo almejado, e qual a relação que esta estrutura tem com os demais Poderes Públicos. Deve demonstrar, afinal, capacidade para atuar no cargo de forma eficiente e honesta, para que esta atuação seja voltada aos interesses da sociedade. Votar pela amizade implica em tolerância sobre os erros que este “amigo” pode cometer, seja por ineficiência ou mau desempenho na função pública, seja por praticar a corrupção.
Por fim, vale ressaltar que, conhecimento não significa, por si só, honestidade. Quem detém conhecimento pode usá-lo para o bem ou para o mal. Desenvolver a função pública com eficiência e probidade dependerá, além de conhecimento, da estrutura moral, da ética e da capacidade que este candidato tem e terá de resistir à corrupção. Portanto, a análise do eleitor sobre o seu candidato deve ser feita sob dois aspectos: i) o do conhecimento, que é mais objetivo e fácil de identificar e ii) o aspecto da moralidade, que é muito mais subjetivo, mas não impede o eleitor de identificar se tal candidato reúne todas as condições para merecer o sagrado, importante e tão disputado voto. Isto permite a valorização do voto, de candidatos mais preparados, facilitando a cobrança por resultados de forma mais isenta e contundente. Em se tratando de função pública, não há margem para imoralidade, muito menos tolerância.

Bem Vindos!

E aí pessoal! Bem vindos ao meu Blog!
Inicio agora mais esta ferramenta de relacionamento na web com o objetivo de compartilhar meus pensamentos, convicções e predileções e, claro, para incitar um ambiente de discussão e contraposição de idéias sobre os mais variados temas. Afinal, tudo na vida é processo em construção. Então, mãos à obra! Vamos construir promovendo a diversidade de opiniões. Como já dizia o saudoso Millôr Fernandes: "Nada mais mentiroso do que uma verdade estabelecida".
Abraços e até a 1ª postagem, de fato!